Thiago Dias VFX

Este curta-metragem foi desenvolvido para obtenção do diploma do curso Assistente de Produção 3D no Senac.

Ressalto que o curta ainda não está finalizado, pois o objetivo é fazer a espaçonave pousar na Lua.

Desenvolvimento durante o Curso

O curso do Senac envolvia o uso dos softwares Autodesk 3Ds Max e Mudbox, Substance Designer e Painter, After Effects e Premier.

Por isso o desenvolvimento inicial da pipeline foi centrado no 3Ds Max com o objetivo de renderizar no Arnold.

Com um mês e meio para a finalização do curso obtive a autorização para utilizar quaisquer softwares que quisesse para entregar o projeto final. Com isso analisei minhas opções e dentro do tempo curto restante a melhor opção foi migrar para o Blender como centro da pipeline (a outra opção seria usar o Maya com o Redshift, mas eu possuia apenas uma licença do renderizador, o que me impedia de renderizar em múltiplas máquinas).

Rapidamente migrei tudo para o Blender e a partir daqui praticamente toda a produção seguiu utilizando o workflow em espaço de cor ACES, também comecei a fazer a simulação da fumaça no Houdini exportando os OpenVDBs para o Blender, mas na época eu infelizmente ainda possuia uma máquina com apenas 64 GB de RAM, o que me limitou durante as simulações e o render.

Para as texturas utilizei o Substance Designer, Substance Painter e o Photoshop, e praticamente todas as texturas (exceto as do Photoshop) seguiram desde o início no espaço de cor ACES usando EXRs.

Para a composição cogitei utilizar o Fusion por não ter limite de resolução na versão gratuita integrada ao Davince, mas nos meus testes o Zdefocous do Nuke Non-commercial se saiu extremamente melhor e mesmo limitado a resolução fullHD final eu preferi utilizá-lo como software de composição. 

No Nuke, separei os passes de render e foi necessário poucos ajustes, em todas as cenas importei a câmera do Blender para tê-la no espaço 3D do Nuke e poder gerar as nuvens utilizando o Scanline. Infelizmente não tive tempo para fazer a projeção usando o 3D do Nuke para o Mar e da vegetação, além de não ter imagens adequadas para isso. Também não tive tempo  e espaço em disco suficiente para separa em Render Layers cada etapa de luz para que pudesse fazer o LookDev das luzes também no Nuke.

A finalização foi feita no Davince Resolve, onde integrei os títulos e trilha sonora.

Conteúdo adicional

Estou desenvolvendo os 3 personagens da tripulação e personagens adicionais, comecei com a escultura no ZBrush, fiz retopologia e UVs no Maya e as texturas no Substance Painter e Photoshop.

As roupas serão feitas no Marvelous Designer, apesar de ainda estou aprendendo o software já consigo criar roupas básicas.

Ainda estou analisando a melhor forma para fazer o grooming, mas provavelmente escolherei o Houdini, mas como pretendo renderizar no The Foundry Katana com o Redshift ainda não tive tempo para testá-los.

O que ainda está por vir

Estou esperando minha licença de estudante (devido minha matrícula na UFF) para obter a um valor acessível os softwares da The Foundry Nuke, Mari e Katana.

Com isso passarei a centralizar minha pipeline 3D com o Katana devido a sua robustes e renderizando com o Redshift devido a sua agilidade.

A animação dos personagens será feita no Maya, a dinâmica de roupas e cabelos no Houdini, e então exportarei para o Katana.

A composição continuará a ser feita no Nuke e a finalização no Davince.

 

Utilizarei tudo isso para que na história do curta a espaçonave chegue até a Lua e hasteie a bandeira brasileira.

Entre em contato comigo: